"Com a exposição “Arte Hoje” a Sociedade Nacional de Belas Artes reforça o seu empenho numa profícua relação com a arte portuguesa e os seus artistas, revelando o que de mais dinâmico se faz neste âmbito no nosso país.
A exposição apresenta trabalhos submetidos por artistas portugueses e/ou a residir em Portugal e seleccionados por um júri, dentro das modalidades de pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, instalação, multimédia e vídeo.
Após um open call que recebeu cerca de 550 propostas de 300 autores, "Arte Hoje " apresenta uma selecção de 127 obras de 121 autores.


Com "Arte Hoje", a SNBA retoma a prática de convocar os artistas portugueses para uma manifestação maior, que, nas palavras do coordenador, Pintor Jaime Silva " não se pretende inquestionável, mas não deixa de levantar questões – não das menores – sobre o papel da Arte e dos Artistas, no contexto de uma pós-modernidade que aposta demasiado na fragmentação e na disjunção e, em que o autor (o que se define como tal), deve exercitar-se, na formulação de um pensamento crítico, que lhe crie a necessária distância perante qualquer discurso hegemónico."  SNBA


Comentários