Considero que a pintura oferece uma liberdade única e sempre me fascinou a representação realista e autêntica "real" do humano, assim sendo a possibilidade de a unir a outros elementos, mostrando uma "realidade" que não corresponde ao quotidiano, é uma hipotese incrível...um janela para uma possibilidade de existência, sagrada...de mãos dadas com o profano!!!!
Mais um desafio, como tornar uma imagem irreal credível, há que usar a imaginação 😄!!!
Sobre a pintura: "Uma dinâmica amorosa entre o feminino e o masculino, e como as dependências emocionais são muitas vezes aceites como formas de amar, e as consequências que são geradas a partir dessas relações: dominar o outro, ou tentar, a incapacidade de estabelecer intimidade real, de ter conhecimento verdadeiro sobre o outro, porque não há interesse, ou porque nenhum deles permite (traumas, crenças). Entendo que é uma dinâmica muito presente em nossa sociedade...quase que idolatrada".
2020, foi um ano menos produtivo, devido a circunstancias que todos conhecemos, e que nos afetaram das mais variadas formas, ainda assim, tentei produzir, estas foram as obras que consegui produzir no ano em questão. "A dúvida", "auto..." e "Puro-sangue" onde prevalecem os tons quentes, com destaque para o vermelho, que remete mais uma vez ao visceral, e que tanto pode simbolizar a dor, como o desejo. O sangue que pulsa nas veias e representa a vida, ao extravasar pode representar a dor..
Um "apanhado" do que realizei em 2019. Um pouco mais presente o tema da maternidade neste ano, tive finalmente alguma disponibilidade para me dedicar à pintura sobre este tema. Trata-se da influência da minha experiência pessoal, o lado agri-doce, deste e outros aspetos da vida...mas que tem a sua finalidade e beleza..
"Sobejamento", óleo sobre tela, 65 cm x 55 cm, 2018.
Coleção Particular.
"Até ao Tutano", óleo sobre tela, 30cm x 30 cm, 2016.
Disponível sob consulta.
Disponível sob consulta.
(In)Finito, óleo sobre tela, 160 cm x 130 cm, 2015. Esta
pintura foi iniciada com algumas sessões de pose simples, ao vivo, com a modelo
sentada na cadeira, luz para si direcionada, sem grandes pretensões acerca da
temática a tratar, apenas o ser humano. Ao longo do processo da pintura foram
surgindo as reflexões, acerca da inação da personagem, quase em relaxamento,
com o olhar dirigido para longe do espectador como que em estado contemplativo.
A beleza da personagem jovem e feminina é exaltada pela luz, o foco na
juventude, que tem um falso senso de imortalidade, mas o destino está traçado,
o corpo definhará e desvanecerá e pouco fica da matéria (crânio).
Disponível sob consulta.
Pintura de encomenda, óleo sobre tela
(não me recordo das dimensões), 2014.
Coleção Particular.
"Procura do equilíbrio", óleo sobre tela, 180 cm x 130 cm, 2012.
Disponível sob consulta.
(não me recordo das dimensões), 2014.
Coleção Particular.
"Procura do equilíbrio", óleo sobre tela, 180 cm x 130 cm, 2012.
Disponível sob consulta.
"Resistência...", esferográfica sobre papel, 61 cm x 45,5 cm, 2012.
Coleção Particular.
"Volta!", esferográfica sobre papel, 50 cm x 40 cm, 2012.
Disponível sob consulta.
"O resgate", óleo sobre tela, 70 cm x 50 cm, 2012. (Ver separador: Prémios)
Coleção Particular.
Coleção Particular.
"A espera", óleo sobre tela, 60 cm x 90 cm, 2011.
Coleção Particular.
Coleção Particular.
Esta obra que intitulei "Cura", resulta de uma nova experiência: utilizei pedaços de pano cru que com acrílico, e fui pregando à armação de madeira mas deixando sempre uns "rasgões" à vista, depois de bem seca pintei a imagem, a óleo, colei e cozi ainda, duas chaves, na parte inferior. A armação tem 81 cm x 60 cm. A parte inicial do trabalho já estava feita há bastante tempo, só este ano (2011) resolvi aproveitar e pintar a imagem.
Disponível sob consulta.
"Calor humano", acrílico e óleo sobre tela, 2011.
Disponível sob consulta.
"Acorda!", acrílico e óleo sobre tela, 2011.
Coleção Particular.
A obra "A saída?" resulta de várias técnicas sobre madeira, aquilo que chamo de técnica mista, tem 58cm de altura por 49cm de largura, e foi realizada em 2011.
O fundo é texturado, resultado de colagens de vários papeis rasgados e sobreposição de camadas de tinta, algumas chaves foram coladas, bem como espelhos (fechaduras), utilizei ainda pastel seco, de óleo e lápis de cera, por fim pintei o olho, com tintas de óleo.
Disponível sob consulta.
O obra que intitulei de "Germinação" resulta da recuperação de uma antigo trabalho, de 2006, à semelhança da obra "Contemplação", apresentada no separador "Retratos"...inicialmente tratava-se apenas de um rosto de perfil, com fundo neutro...aproveitando alguns momentos de inspiração transformei a obra na imagem apresentada em cima. A técnica é óleo sobre linho preparado, tem as dimensões 100 cm x 60 cm, e foi terminada em 2012.
Disponível sob consulta.
"Comdor", acrílico (Acrílex) sobre tela, 60 cm x 40 cm, 2011.
Disponível sob consulta.
"Desperta Paixão", acrílico (textura criativa da Acrilex) sobre tela, 33 cm x 33cm, 2011.
Coleção Particular.
"Nostalgia", acrílico e óleo sobre tela, 40 cm x 80 cm, 2010.
Coleção Particular.
Tríptico de pequenas dimensões, 10,5 cm de altura por 8,5 cm de largura, desenhado a esferográfica e marcador, selecionado para a exposição "1st International Exhibition - Competition in Painting and Mixed media", realizada na "Lessedra Gallery and Comtemporary Art" em Sofia, Bulgária (2010).
"Introspeção", óleo sobre tela, 50 cm x 50 cm, 2009.
Coleção Particular.
Esboço para "Introspeção", 2009.
Obra realizada em 2009 para o concurso de pintura "Pintar a cidade de Ponte de Sor", em óleo sobre tela, com 65 cm de altura por 54 cm de largura. Disponível sob consulta.
"Bodas", óleo sobre tela, 60 cm x 40 cm, 2008.
Quantos rostos vê no centro?
Quantos rostos vê no centro?
Coleção Particular.
Obra pintada para a 4ª Bienal de Artes Plásticas de Santa Catarina da Serra sob o tema "Mulher", com exposição em Fátima, no ano de 2007. A esta obra dei o título de "Natureza Feminina".
Óleo sobre tela, 50 cm x 50 cm, 2005.
Aqui em baixo, alguns desenhos sobre papel, a grafite, caneta, esferográfica, são desenhos resultantes do improviso ... alguns deles serviram-me de esboços para pinturas, gravuras...
-----------------------------------------------------------------------------------
Óleo sobre tela, 2001.
Experiência em acrílico, 2001. Orgulhei-me muito daquela mão, que na altura exigiu uma dedicação extrema. Recordo-me de a retocar inúmeras vezes até me dar por satisfeita.Uma das minhas primeiras experiências de pintura a óleo sobre tela, iniciada em 1997, não satisfeita ainda com o resultado, voltei a retocá-la em 98 e 99.
O tema...hoje (2024) percebo vem estado sempre presente, em muitas obras seguintes...
Para adquirir alguma das obras disponíveis contacte:
silviamariet@gmail.com