Outros

Pequeno formato (postal), ainda no âmbito da Arte Postal, do projecto Metamorfose, no Porto.


(2021) Decidi experimentar as Giclée Prints, apartir de algumas das minhas obras. Edições limitadas, numeradas e assinadas...caso haja interesse em adquirir, envio informações detalhadas por e-mail: silviamariet@gmail.com.





Foi vez de "pegar" num trabalho mais antigo e dar-lhe nova vida! A base da imagem é uma gravura  (água-forte) que realizei há uns anos, e recentemente realizei um desenho a caneta, sobreposto à gravura de elementos naturalistas, da figura humana que se apresenta! Fiquei bastante satisfeita com o resultado!





Mais alguns pequenos formatos e outras experiências em diferentes suportes, que realizei em 2020, para exposições de pequenos formatos, na Galeria DaVinci, no Porto, e na a Galeria Sete, em Coimbra.
 

 





A minha primeira experiência de pintura mural, num espaço público, numa rotunda, da saída de Tomar (N110), referente à própria cidade: suas tradições, beleza arquitectónica e até lendas. Surgem no mural Gualdim Pais (fundador de Tomar), a lenda de Santa Iria, o desfile da Festa dos Tabuleiros, detalhe da Janela do Capítulo, entre outras referências a belos monumentos da cidade. A nível da pintura, foi fácil a adaptação às tintas e superfície, toda a envolvência do cenário de trabalho foi mais desafiante para o foco e concentração, devido às solicitações dos transeuntes e de condutores. Ainda assim o resultado foi bastante positivo.



 
Alguns pequenos formatos que realizei durante o ano de 2019, para exposições de pequenos formatos, na galeria DaVinci no Porto e na galeria Sete em Coimbra.






A minha pequena participação na grande Festa dos Tabuleiros de Tomar, em 2019. Eram manequins de loja comuns, pintei-lhes os rostos e  mãos, apliquei cabelos, barba (o mais desafiante) e realizei as coroas. Representaram o Rei Dom Dinis e a Rainha D.Isabel, na Lenda das Rosas, tema de uma das ruas decoradas de Tomar.



Um trabalho um pouco diferente que realizei para a exposição colectiva "A Dream within a Dream" na Penumbra Gallery. A tela no centro é trabalhada a óleo e a moldura de madeira apresenta desenhos a grafite e pirogravura. Título da obra: "Dreaming of a Beautiful Death", 2019.






Pequenos formatos que realizei para mais uma exposição de "Arte Postal" da Galeria Metamorfose. Acrílico e óleo sobre papel, 2018.




A experimentar outros suportes, óleo sobre paletas de madeira, 2018.




A pedido de um amigo, pintura com tintas de esmalte na tampa do pneu sobresselente desta vespa!!!





Alguns desenhos a esferográfica em pequeno formato (10 cm x 15 cm) que realizei para a exposição "Arte em Postal" da Galeria Metamorfose, no Porto, no final de 2014.



Pintura decorativa sobre parede, 2013. Os residentes da moradia foram os modelos e para pintar o bébé guiei-me por uma das excelentes fotografias de Anne Gueddes.

 


 Pinturas de encomenda particular, óleo sobre tela, 2013.



Realizei as pinturas acima nas duas faces de uma bilha (2012). É a minha bilha para o Projeto de Arte "A Bilha" organizado pelo artista Carl Godinho. Para saber mais sobre o projeto ver em http://abilha-projectodearte.drealentejo.pt



Duas "T-shirts" por mim personalizadas, desenhadas diretamente sobre o tecido (2010-2012).


---------------------------------------------------------------

Pinturas decorativas sobre parede, realizadas em 2009 e 2010:





--------------------------------------------

                      
As minhas experiências em ilustração científica aquando do "II Curso de Ilustração da Vida Marinha, Desenho Cientifico e Ilustração no Oceano", ministrado por Pedro Salgado, no Oceanário de Lisboa, em 2007. Vertente da ilustração que considerei muito trabalhosa e que exige vastos conhecimentos de biologia, foi uma experiência enriquecedora, mas confesso que não voltei a repetir desde então!




Na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa aprendi técnicas de gravura artística, aqui estão alguns dos trabalhos resultantes de 3 anos de formação (entre 2002 e 2006):

 Serigrafia e litografia



 Litografia


Água-forte




Ponta-seca



 Xilogravura




Linogravura




Entre 2000 e 2001 realizei algumas ilustrações para o boletim informativo da Pegop (Central Termoeléctrica do Pego) para diferentes artigos referentes a temas sobre a Central, de Natal,  nutrição, etc.








Grande parte da minha adolescência foi dedicada ao desenho, mais concretamente, desenho de personagens femininas com elaboradas e complexas roupagens, em que as imaginava vestidas muitas vezes com materiais pouco comuns ou que limitavam os movimentos. Era algo que a maioria das vezes não saia do papel, até que surgiu a oportunidade, de materializar algumas dessas ideias, para um desfile, em contexto escolar. O resultado segue abaixo...alguns detalhes acabaram por não ser percetíveis por fotografia, como o top transparente, ou alguns ornamentos...






As primeiras ilustrações, que realizei, dos eventos mais significativos da Escola Secundária do Entroncamento... pelo menos, que me lembre, estas eram as maiores festas da altura! Realizei ilustrações para os cartazes de divulgação, em 1999, 2000, 2001 e 2005.



Encontram-se disponíveis para venda as gravuras (linogravura, xilogravura, ponta-seca, água-forte, litografia) - preços sob consulta: silviamariet@gmail.com


Mensagens populares deste blogue