Figura


A figura humana é representação recorrente na minha pintura; acima surgem apenas alguns excertos de algumas obras que realizei em 2019 e 2020, onde estão precisamente representados alguns corpos nús. Ao pintar corpos desprovidos de vestes, para já, pretendo que não se possam identificar no tempo. O próprio corpo é visto aqui como a própria veste...Corpos que se atravessam, membros que se multiplicam... o profano e o sagrado... 
 

Confesso que já fazia um tempo que não pintava com modelo nú, ao vivo; estas duas pequenas pinturas (esboços) resultaram de duas sessões de pintura realizadas no Atelier de Arte Realista do Porto, cerca de 3 horas cada, em 2019.



Pintura realizada em 2014, inicialmente trabalhada a partir de modelo ao vivo (cerca de 9 sessões), para terminar recorri a fotografia, o que me permitiu a realização de pequenos pormenores.

"Surge uma jovem sentada, como que num casulo, apresentando uma expressão corporal e facial de serenidade, existe um ligeiro movimento de pernas, com o intuito de transmitir uma sensação de conforto. O olhar é distante e por detrás surge a repetição de sua própria imagem em transparência remetendo para todo um processo mental, de estrutura de pensamentos e memória. Sendo o Outono considerado um ciclo de reflexão e recolhimento, eventualmente surgiu durante o processo esta associação, reforçada também pela aplicação na pintura dos tons terras que caracterizam visualmente esta estação do ano."




Desenho realizado com lápis "Conté" sobre papel, resultado de uma encomenda.
Cerca de 100 cm x 70 cm, 2012.
Coleção particular.

"Fuga", acrílico e óleo sobre tela, 100 cm x 90 cm, 2013.
Disponível sob consulta.

"Desperta...", acrílico e óleo sobre tela, 100 cm x 81 cm, 2013.
Disponível sob consulta.


"Regresso às Origens", pintura a acrílico e óleo sobre tela, 2011.
Disponível sob consulta.
 

"Beleza Sã", pintura a óleo sobre tela, 2010. Obra doada à Associação "Amigas do Peito" em 2011, com exposição coletiva no Hospital de Santa Maria, Lisboa.
Coleção particular.




Novamente aqui surgem trabalhos realizados na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, pinturas e desenhos, das aulas de Modelo Nú e de Desenho, todos estes trabalhos foram realizados ao vivo, entre 2002 e 2004. Os desenhos são estudos realizados em poucos minutos, pelo contrário, as quatro pinturas foram repartidas por várias sessões ao longo de todo o ano lectivo.

Pintura a óleo sobre tela, 60 cm x 100 cm, 2004.
Disponível sob consulta.


Pintura a óleo sobre tela, 100 cm x 60 cm, 2004.
Disponível sob consulta.


Pintura a óleo sobre tela, 100 cm x 60 cm, 2003.
Disponível sob consulta.


Pintura a óleo sobre tela, 100 cm x 60 cm, 2003.
Disponível sob consulta.


Desenho rápido a lápis conté, sobre papel.


Desenho rápido a grafite, sobre papel.


Desenho rápido a lápis conté, sobre papel.


Desenho a lápis grafite, sobre papel.


Desenho a carvão, sobre papel.


Desenho a grafite e lápis conté, sobre papel.
Coleção particular.


Também os desenhos estão disponíveis para venda, caso haja interesse, ou pretenda mais informações contacte silviamariet@gmail.com


Mensagens populares deste blogue