Ao Vivo




 

"Assim foi o espetáculo "Arte na Voz", dia 17 de Julho, pelas 15h, inserido no Festival dos Canais e que teve lugar no Edifício da Galeria da Antiga Capitania de Aveiro. Este evento foi replicado no dia 24 de Julho, no mesmo horário. Trata-se de uma performance, com a colaboração da soprano Isabelle Furtado, da pintora Sílvia Marieta e do músico Vladimir Omeltchenko, curadoria de Madina Zinganshina."

Foi mais uma experiência de pintura realizada ao vivo, desta vez com um público de olhos postos na execução. Foi uma performance de relativa curta duração (cerca de 30 minutos), pelo que se tornou desafiante conseguir captar os traços da Isabelle num primeiro e curto momento. Mas fiquei satisfeita com o resultado, dadas as circunstâncias.


Alguns exercícios de plein air , de paisagem, figura humana, retrato, mais uma vez em contexto de férias, partindo da observação do natural.




  


Comecei em finais de 2019 um desafio que descobri por acaso no instagram #100daysportraitchallenge, consistia em desenhar durante 100 dias 100 retratos, um por dia. Desafiei-me a realizar tal projecto, mas com modelos ao vivo; sendo assim servi-me de variadas técnicas, num caderno de pequeno formato, e realizei os retratos, alguns quase esboços, entre 15 minutos a hora e meia, quando se tratavam de outras pessoas. Servi-me também da minha própria imagem, recorrendo a espelhos, realizando retratos mais demorados e elaborados, alguns em cerca de 3 horas, no máximo. Decorreu de 21 de Novembro de 2019 a 21 de Fevereiro de 2020. E foi muito gratificante, quer pela prática, compromisso exigido, e interação com as pessoas que se disponibilizaram a posar!



Cerca de duas tardes de pintura com muita conversa à mistura, foram as sessões de pintura de retrato do Leonel Costa que teve a gentileza de posar para mim! Segue o link do video do processo em time-lapse: https://www.youtube.com/watch?v=CxW6deCw0dA





Mais um workshop com um artista internacional, Ivan Loginov , no Atelier de Arte Realista do Porto, desenho e pintura de retrato, com modelo, realizado no final de 2019.





Em Florença, Itália, workshop de pintura com Joshua LaRock, no The Florence Studio. Este foi o retrato que realizei, a modelo Nikki Tarrez, 2019.





Exercício de retrato, com modelo, cerca de 2 horas, se bem me recordo!!!!






O estar "no outro lado"...foi a primeira vez que estive cerca de 3 horas a servir de modelo, desafiante, sem dúvida!!!Já tinha tido anteriormente a experiência, na Faculdade de Belas Artes, mas foi por um curto espaço de tempo. Esta situação surgiu de uma "troca" entre colegas, em que nos retratámos uns aos outros...nas fotos, Daniel Gamelas e Armando Aguiar. O espaço, é o atelier do Armando.




Experimentando outras composições, dando sempre preferência à figura humana. Aqui o desafio foi trabalhar a luz do espaço exterior, em oposição ao ambiente de interior.... é muito fácil perdermo-nos em detalhes, que acabam por desequilibrar a composição, tornando-a quase homogénea, quebrando os contrastes. O modelo, é o excelente pintor Armando Aguiar! Férias e pinturas, é o lema quando se juntam um grupo de artistas no Verão!!!!




Mais um workshop com Savannah Cuff, no Atelier de Arte Realista do Porto, final de 2018.





Em Barcelona, num workshop de retrato, na Barcelona Academy of Art, Julho de 2018.





                   
Não só no interior do atelier se trabalha! Ficam aqui os registos de um retiro de artistas no Verão! No exterior as condições são outras, e temos menos controle em aspetos como a iluminação, que muda rapidamente, e pode sofrer muitas influências, dependendo dos elementos circundantes, condições atmosféricas (em uma das sessões estava imenso vento) e até o posicionamento do artista, bem como do material, são inúmeras situações que podem podem tornar-se bastante desafiantes, em oposição do espaço controlado do atelier.




Cerca de 8 horas de pose, mais 2 horas a finalizar os detalhes, em Abril de 2018, aquando de um evento da área profissional e emprego, em Tomar. A Diana foi uma querida e aventureira, disponibilizou-se logo para posar ao vivo para mim!!! Grata!!!




Em execução, ainda em fases quase "embrionárias", no início do ano de 2018. A Sandra e a Dora, duas amigas que muito prontamente se predispuseram a esta experiência de serem as minhas modelos. O resultado final pode ser visto no separador "Retrato", em que acrescentei mais uma amiga modelo e o casaco assume um determinado papel num conjunto de quatro pinturas. As obras acabaram por ser finalizadas apartir de fotografias, devido à incompatibilidade de horários, disponibilidade de ambas as partes. Mas é algo que já vem sido recorrente na minha obra. Considero a fotografia um excelente auxiliar da pintura, não descartando a importância de trabalhar apartir do natural, que aliás recomendo bastante, sendo crucial o entendimento do que observamos diretamente, pois muitas vezes é diferente da imagem captada por outros meios. Considero importante o entendimento destas discrepâncias para depois se tomar decisões conscientes, na escolha dos elementos a representar.




Auto-retrato, óleo sobre tela, 2014. Recorri ao espelho para realizar esta pintura, foram necessárias várias sessões, já não sei precisar ao certo.







 Alguns dos retratos que realizei com modelos ao vivo, ao longo de 2014, óleos sobre tela e um carvão sobre papel, são trabalhos com tempos variados, com mais ou menos sessões.




Mais dois exercícios de pintura de retrato!


 

Algumas experiências de pintura apartir da observação do natural que realizei no final de 2013, e que me serviram de estudo das transparências, efeitos luz/sombra, composição,  texturas, efeitos da degradação dos materiais marcados pelo tempo...só para enumerar alguns.  




Série de desenhos rápidos realizados à vista, a esferográfica, executados durante o encontro de artistas plásticos "Praçartes", no Fundão, 2013. Aqui tento captar a fisionomia dos retratados apenas com uns traços rápidos, de forma a atingir a sua verossimilhança.



Este foi o retrato que realizei ao vivo nos Riachos. Tive como modelo o Astro-Pintor Luís Carmo! Obrigada Luís!




PINTURA AO VIVO EM RIACHOS - No dia 12 de Maio de 2013
"Conjuntamente com o jornal O Riachense e com a Junta de Freguesia, o Núcleo de Arte de Riachos realizou, no dia 12 de Maio, um dia de Pintura ao Vivo em Riachos.
O evento, integrado nas Comemorações do 29º Aniversário da elevação de Riachos à categoria de Vila promovidas pela Junta de Freguesia, teve lugar no “Jardim da Vila” – Casal do Tocha (junto ao Centro de Saúde).
O tema da pintura foi LIVRE e participaram no evento 32 pintores de Riachos e da região.
Os artistas inscritos foram recebidos na sede do NAR pelos representantes das entidades organizadoras, pelas 9h da manhã e às 9h30 deslocaram-se para o local para darem início ao seu trabalho que durou, na primeira arrancada, até ao meio dia e trinta. Hora em que no salão da Sociedade Columbófila estava preparado o almoço que dentro de instantes seria servido pelo grupo de Gastronomia do NAR aos pintores e acompanhantes.
Pelas 14h os pintores retomaram o trabalho iniciado na parte da manhã, até por volta das 18h, os quais se foram inspirando através do grande clima de convívio ali criado, tal como se pretendia e, ao mesmo tempo foram sendo criadas amizades e outros conhecimentos e aprendizagens.
No final do dia (18h) os artistas entregaram os seus trabalhos que ficaram patentes ao público numa exposição na “Garagem das Artes” do NAR até final do mês de Junho. Sendo posteriormente levantados pelos seus proprietários..."
                                                                         Núcleo de Artes dos Riachos



 
Aula de desenho de modelo ao vivo no espaço do NAR (Núcleo de artes dos Riachos) sob a orientação do pintor Massimo Esposito. Técnica: carvão.




Este é o resultado de uma tarde de desenho a grafite, com uma amiga a servir de modelo! 
Obrigada Mafalda!






Pinturas ao vivo, resultantes do workshop "Pintura com Azeite, Ouro Líquido da Região" com o pintor Massimo Esposito, Abril e Maio de 2012.
"Neste pequeno curso de quatro sessões o pintor Massimo Esposito ensina a técnica de pintar com azeite, a 10 formandos já com conhecimentos básicos de pintura a óleo. “Valorizar os produtos locais, olhando para eles, neste caso o azeite, de outra forma” é o objetivo, como refere o técnico coordenador da TAGUS, Pedro Saraiva.
O workshop “Pintura com Azeite, ouro líquido da Região” divide-se numa sessão teórica que se realizará no Mercado Criativo de Abrantes e três sessões práticas nos olivais dos produtores dos Azeites da Nossa Terra...
Massimo Esposito, italiano e descendente de pintores, está em Portugal há 25 anos, 15 deles a viver em Abrantes. Tem vários ateliers na região, onde ensina pessoas de todas as idades a pintar. A sua obra é inspirada nos estilos do Renascimento, do Realismo e Surrealismo."
                                                                                                                                Tagus



Retratos realizados ao vivo na Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, no âmbito do projeto "Uma casa no centro". Atividade organizada por Carla S N Guerra, que aconteceu no espaço do antigo atelier do pintor Malhoa...foi uma surpresa para os idosos do Centro de Dia de São Sebastião da Pedreira, pois cada idoso teve um artista só para si. Éramos seis artistas, e o resultado final foi muito interessante, já que cada um tinha um estilo muito próprio. Lisboa, 26 Abril, 2012.



3ª Edição do Concurso de Pintura Rápida "Pintar Pavia", na freguesia de Pavia, concelho de Mora, no dia 24 de Março de 2012, o tema foi o mesmo da última edição: "Pavia (ruas, praças, monumentos, cantos e recantos...)". Foi-me atribuído o 3º Prémio, à obra acima apresentada. (Ver separador: Prémios)



Decorreu nos dias 16, 17 e 18 de Setembro de 2011, na Expoeste (Caldas da Rainha) a iniciativa Open House da empresa caldense Paula Mendes e da Revista Passo a Passo, deste evento fez também parte o Artshow, um encontro de artistas plásticos a trabalhar ao vivo e a apresentar as suas obras. Foi no Artshow que me inseri, e estes desenhos foram realizados ao vivo aquando de uma apresentação do método Yoga "DeRose" e de outra apresentação musical. 





Mais um encontro de Pintura, desta vez em Pedrogão Grande...realizei uma aguarela de uma bela árvore que se encontra no jardim central, no Verão de 2011.



Pintura sobre tela, de uma das vistas, da rua Alexandre Herculano, em Torres Novas, realizada durante a “FeirArte”, organização da Pastelaria Portugal.


Durante o verão de 2011 realizou-se no centro histórico de Oeiras, no largo 5 de Outubro, mais uma feira de arte, que aconteceu uma vez por mês, com alguns pintores da zona.





No âmbito das comemorações do 28º Aniversário da Casa da Malta, foi realizada iniciativa “Pintar Alcochete” no dia 15 de Maio de 2011.




Em óleo sobre tela, pintei à vista, o antigo posto médico de São Brás do Regedouro, no concelho de Évora, no âmbito do concurso de pintura ao vivo "Gincana d'Artes Plásticas", subordinada ao tema "A aldeia de S. Brás", no dia 7 de Maio de 2011. Foi-me atribuída uma Menção Honrosa por este trabalho. (Ver separador: Prémios)




Novamente em Beja, no Regimento de Infantaria Nº 3 (quartel de Beja), em 2011 participei no "IV Concurso de Pintura", que se realizou no dia 16 de Abril, mais uma vez nas instalações militares. Neste concurso como tema foi livre, mas optei por prestar uma homenagem aos militares. Guiei-me por fotografias e imaginação, e executei o trabalho no local, como está estipulado nestes concursos. A este trabalho foi atribuída uma Menção Honrosa. (Ver separador: Prémios)




Nos dias 7, 8, 9 e 10 de Abril de 2011 estive presente com um stand na mostra coletiva de artes plásticas e decorativas "Artshow", organizanada por "Arték Nusune" (Luís Fernando Graça) e  FIL-Feira Internacional de Lisboa, no Pavilhão Inovação AIP FIL. Durante estes dias realizei uma pintura de retrato com modelo, na técnica de tinta de textura criativa (Acrilex) sobre tela (30 cm de altura por 40 cm de largura). Este trabalho pode também ser visto no separador de "Retratos" deste Blog.



Acrílico e óleo sobre tela, 60cm x 80 cm, pintura realizada no Regimento de Infantaria Nº 14, no "VIII Encontro de Pintura" , subordinado ao tema "50 anos da Guerra do Ultramar", em Viseu. Este concurso teve, excecionalmente, dois dias de duração, ao contrário de outros, que têm sido realizados num único dia.



Dia 6 de Fevereiro de 2011 participei no "1º Concurso de Pintura Rápida" da Costa da Caparica, organizado pelo clube de Peões da Caparica, sob o tema "Caparica, Freguesia Pintada". Realizei o meu trabalho no Convento dos Capuchos, onde pude observar alguns detalhes arquitetónicos e escultóricos e reproduzi-los, a grafite e tinta de óleo diluída sobre tela.



V Encontro de Inverno de Pintura ao Ar livre, dia 18 de Dezembro, sob o tema “Transportes”, organização da Expovis, nas ruas de Viseu. Neste concurso, tal como no de Pombal, era exigido, aos participantes, apenas que pintássemos no local e dentro dos horários estipulados, sendo possível recorrer a fotografias ou esboços, como auxiliares da composição. O resultado do meu trabalho foi a obra acima!




"O I Encontro de Pintura de Outono de Pombal, ao ar livre, subordinado ao tema "A Criança e a Biodiversidade", realizou-se no dia 27 de Novembro na cidade de Pombal, organizado no âmbito da Festa Branco & Prata e em colaboração com o Município de Pombal. Participaram nove artistas plásticos oriundos de Coimbra, Entroncamento, Figueira da Foz, Leiria e Pombal. A vencedora do I Encontro de Pintura de Outono de Pombal foi Sílvia Faia, do Entroncamento, com a obra "O Triunfo". A vencedora irá receber um prémio no valor de 500 euros, a ser entregue no próximo dia 7 de Dezembro, terça-feira, durante a Gala Branco & Prata que se realiza pelas 22h no Café concerto, em Pombal.
Os artistas iniciaram as atividades às 10h e durante todo o dia abrilhantaram as ruas da cidade, pintando ao ar livre para todos os pombalenses apreciarem. Todas as obras encontram-se em exposição no Edifício dos Paços do Concelho até 31 de Dezembro de 2010, sendo que 50% do valor das vendas reverte a favor da Loja Social da APEPI." - 02/12/2010-Tinta Fresca (Jornal de Arte, Cultura e Cidadania)"
(Ver separador: Prémios)




Estive presente em Tentúgal, inserida no Grupo de Pintura ao Vivo, do Movimento Artístico de Coimbra, em conjunto com os artistas da AAAGP, no dia 16 de Outubro de 2010 no largo do Rossio, na celebração do 3º aniversário da Confraria de Doçaria Conventual de Tentúgal.



Esta pintura realizada à beira Tejo, a acrílico e óleo sobre tela, obteve uma  menção honrosa, resultante do dia de pintura ao ar livre, integrado na festa ProTejo, em Vila Nova da Barquinha. (Ver separador: Prémios)





Dia 7 de Agosto de 2010, no âmbito de atividades do Movimento Artístico de Coimbra, participei no concurso "Pintar a Praia de Mira". Concurso promovido pelo Município de Mira, através do Museu Etnográfico e Posto de Turismo da Praia de Mira. Pintei a obra acima, em acrílico e óleo sobre tela e obtive o 1º Prémio do concurso. (Ver separador: Prémios)





Desta vez em Madrigal de Las altas Torres, também em Espanha, no dia 14 de Agosto de 2010, participei no "III Concurso de Pintura al Aire Libre - Amigos de Madrigal". Pintei à vista a estátua do padroeiro da zona, o "São Vasco de Quiroga", bem como uma parte da igreja que se avistava por detrás, a acrílico e óleo sobre tela. Não obtive classificação, mas no próprio dia vendi a obra!





"III Certamen de pintura rápida Valle del Ambroz", realizado no dia 3 de Julho em Hervás. Com esta obra "El Barrio Judeu", pintada no local, a acrílico sobre tela, recebi o 3º Prémio. (Ver separador: Prémios)





Na freguesia de Pavia, concelho de Mora, participei no dia 5 de Junho de 2010, na "2ª Edição do Concurso de Pintura Rápida - Pintar Pavia", cujo tema foi "Pavia (ruas, praças, monumentos, cantos e recantos...)". Pintei a “ Igreja Matriz” a acrílico sobre tela, e foi-me atribuído o 2º Prémio. (Ver separador: Prémios)




Em Beja, no Regimento de Infantaria Nº 3 (quartel de Beja), participei no "III Concurso de Pintura", que se realizou no dia 8 de Maio de 2010, nas instalações militares. Seguindo o tema "A Infantaria do Baixo-Alentejo"  desenhei à vista a estátua do padroeiro, a grafite, e pintei no fundo a paisagem alentejana, também à vista, a aguarela, sobre papel. A este trabalho foi atribuído o 3º Prémio. (Ver separador: Prémios)