Retrato

Segue-se uma pequena seleção de retratos realizados desde 2001, fruto de várias encomendas de particulares, experiências e exercícios, tendo como referência a fotografia. É apenas uma pequena mostra de inúmeros trabalhos realizados ao longo dos anos, por motivo de privacidade dos clientes. Todo este montante  permitiu a experimentação de materiais e apuramento de técnica. Atualmente trabalho exclusivamente óleo sobre tela, material bastante rico, pela sua maleabilidade, cromatismo...



Uma "espreitadela" de alguns detalhes de retratos de encomenda realizados durante 2023, de encomendas particulares. Óleo sobre tela.



Pintura a óleo sobre tela (encomenda), 2023.
Moldura DaVinci Molduras & Art Gallery, https://www.davinci-porto.pt/
 Coleção Particular.



Pintura a óleo sobre tela (encomenda), 2022, Coleção Particular.



Este conjunto de pequenas pintura já não é recente, mas "recuperei-o" agora. Surgiu como uma tentativa de desconstruir o processo de pintura, que tem por base o desenho, foi realizado a partir de uma fotografia...e poderia ter ainda muitas mais etapas, mas optei por simplificar.    Disponível sob consulta.




Um dos retratos que realizei este ano (2021)! Apostei numa pincelada mais solta, para dar mais expressividade, e tentei ir de encontro à personalidade da retratada, uma amante de plantas e natureza, a talentosa cantora clássica Teresa Milheiro.     Coleção Particular.



Introspecção de Patrícia, óleo sobre madeira, 61 cm x 45 cm, 2020.
Disponível sob consulta.



Leonel Costa, óleo sobre tela, 40 cm x 50 cm, 2019.
Coleção Particular.



Epiderme / Desassossego/ Desapossar /Invólucro , óleo sobre tela, 2018

O casaco ou a pele!? Três diferentes mulheres surgem, mas poderia ser a mesma, ou qualquer outro ser humano. Exercem, em conjunto, uma ténue ação, o despir o casaco, mas será o casaco ou de parte de si próprias de que se despem!? Pois sim, é o que se pretende. O fundo reforça e representa inquietações do foro pessoal, existe um contraste e intensidade que pretende representar um tumulto interior de emoções, contraditórias até. O que se encontra por detrás da aparência, da carne, o que nos faz humanos, são as questões, pois somos muito mais do que aquilo que aparentamos, e o nosso corpo é aqui comparado a um invólucro, um veículo para algo mais…

Disponíveis sob consulta.








Um olhar diferente sobre o retrato de uma criança foi o pretendido em ambas as obras. Numa surge uma expressão “mais adulta” num rosto infantil, noutra os focos de luz são incomuns, criando um efeito de “aureola” em torno deste rosto infantil, como que o elevando ao estatuto de sagrado.

Contraluz, óleo sobre tela, 2020

Aquele olhar, óleo sobre tela, 2017






Um muito obrigada à minha amiga Catarina, que por inúmeras vezes me serviu de modelo! Aqui quis criar uma verticalidade e centralidade harmoniosa, e captar as tonalidades de carne, e "transmitir" uma "sensação" de calor (fogo/paixão/vida)... Coleção Particular.





 "Interior", óleo sobre tela, 70 cm x 50 cm, 2014/15.
Coleção Particular.



"Visceral", óleo sobre tela, 120 cm x 90 cm, 2014.
Coleção Particular.


"Até à essência", acrílico e óleo sobre tela, 120 cm x 50 cm, 2013. A experiência e o conhecimento, arrecadados durante a vida, fazem-na abandonar muito de si, o que não importa mais.  E ela vai-se desconstruindo até se conhecer melhor a si mesma … até à sua essência.   Coleção Particular.




Pintura a óleo sobre tela, 60 cm x 50 cm, 2013 (encomenda).
 Coleção Particular.



Auto-retrato ao espelho, sem recorrer a fotografias, pintura a acrílico sobre tela (41 cm x 33 cm), realizada em 2013.



Experiência com esferográficas (Bic) a cores (2012).
Coleção Particular.



Pintura a acrílico e óleo sobre tela, 50 cm x 40 cm, 2012. Aqui guiei-me por duas fotografias distintas da pessoa retratada, e criei a composição acima. Trata-se da performer "estátua humana" Cláudia Candeias! Coleção Particular.




Surge-me cada vez mais, no desenho a grafite, a necessidade de me libertar através do traço, de não estar tão presa à representação fiel de todos os detalhes, resultado disso são estes dois retratos a grafite sobre papel, realizados apartir de fotografia, no primeiro caso, apartir de duas fotografias. (2012). Coleção Particular.



Retrato duplo estilo Arte Nova, a grafite e aguarela, resultado de uma encomenda (2011). Aqui foram-me fornecidas apenas as fotos dos rostos, depois criei toda a composição inspirada no estilo Arte Nova.
Coleção Particular.



Pintura a acrílico sobre tela, 60 cm por 72 cm, 2011.
Coleção Particular.



Desenho de retrato realizado a esferográfica sobre folha de papel, a partir de duas fotografias. (2011)
Coleção Particular.

Duas versões de uma mesma pintura de encomenda, o resultado final foi a segunda imagem, com o fundo simples. Pintura (acrílico) sobre tela, 40 cm de altura por 30 cm de largura. (2011)  Coleção Particular.




Mais uma encomenda, pintura sobre tela, realizada a partir de fotografia, 40 cm de altura por 40 cm de largura. (2011)
Coleção Particular.



Acrílico sobre tela, 30 cm de altura por 40 cm de largura...esta pintura foi realizada durante a mostra de artes "Artshow" na FIL (Feira Internacional de Lisboa), organizada pelo Grupo de Artistas Plásticos pela Promoção das Artes, o "Arték Nusune". Foi pintada com modelo ao vivo, sem recorrer a fotografias, durante os 4 dias decorrentes da mostra, em Abril de 2011. De momento encontra-se nas mãos da curadora Martine Allart, vai inserir-se em exposições na França e Bélgica durante o período 2011-2012, juntamente com outras obras de artistas sócios do MAC (Movimento artístico de Coimbra).
Coleção Particular.




Retrato de corpo inteiro, pintura em aguarela sobre papel, 2010.
Coleção Particular.



Retrato da atriz Scarlett Johansson, cuja beleza admiro......tentei aqui soltar-me um pouco mais com a pintura de aguarela. (2010)

-------------------------------------------------------------
Os retratos que se seguem são de coleções particulares, resultado de algumas encomendas que tenho recebido (2010), desenhos sobre papel, realizados apartir de fotografias, nas seguintes técnicas: pastel seco, aguarela, lápis conté (sépia, sanguínea, negro e branco), e grafite. O último, a grafite foi realizado a partir de duas fotografias.













-----------------------------------------------------


Carvão sobre papel.

---------------------------------------------------------------



Também me têm sido solicitadas encomendas de pinturas a óleo sobre tela, estas aqui em baixo são duas de várias que seguiram para o Canadá, com um tema por lá apreciado,o da caça, não é dos meus favoritos, mas a paisagem é linda e o que mais gostei no resultado da primeira pintura foi o enquadramento da floresta, a segunda resultou um pouco estática, mas foi interessante pintar um "grupo".







--------------------------------------------------------------



"Contemplação", pintura a óleo sobre tela, 100 cm x 60 cm, rosto pintado em 2006, em 2009 acrescentei o fundo com as nuvens.
Coleção Particular.



"Tão perto, no entanto tão distante", pintura a óleo sobre tela, 97 cm x 65 cm, 2006.
Disponível sob consulta.



"Escultor do tempo", pintura a óleo sobre tela, 150 cm x 100 cm, realizado em 2006, e em 2011 recebeu o Prémio de Artes Plásticas/ Decorativas, na categoria de Retrato, do "Concurso Nacional de Artes Artesanais 2011" organizado pela Revista Bricolage e Decoração da Editorial Nascimento. (Ver separador: Prémios) Recordo do processo que antecedeu a realização desta pintura. Fazia parte de um projeto de pintura para a faculdade, e  foi uma daquelas poucas vezes que saí para a rua e comecei a perguntar a desconhecidos se podia fotografá-los! Este senhor encontrava-se tranquilamente sentado num banco de jardim, no Entroncamento, e foi muito gentil, deixou-me tirar-lhe fotos à vontade...infelizmente já não me recordo do seu nome e nunca mais me cruzei com ele, assim sendo, ele nunca viu a pintura ao vivo!
Disponível sob consulta.



"Duplicidade", pintura a óleo sobre tela, 100 cm x 70 cm, 2006.
Coleção Particular.



------------------------------------------------------------------------------------

Segue-se um desenho de retrato que realizei por volta de 2006, quando fui colaboradora do Atelier Paulo Costa, em Lisboa; trata-se de um retrato que une dois materiais muito semelhantes, mas que apresentam visualmente algo muito diferente, mais uma experiência...







-------------------------------------------------------

No âmbito da cadeira de pintura, do 4º ano de faculdade em 2004/05, realizei este conjunto de pinturas de rostos, em telas de 50 cm por 50 cm, pintadas a óleo, cujo objetivo foi representar através das expressões faciais e cores de fundo, as 7 expressões universais: alegria, susto/surpresa, raiva, tristeza, desprezo, medo e nojo. O estudo resultou num conjunto um pouco estático, hoje eu o faria de outra forma!


        


 

         


        





----------------------------------------------------------



 "Ira dissimulada (Auto-retrato)", pintura a óleo sobre tela, 100 cm x 60 cm, obra vencedora do 2º Prémio de Pintura (Tema: Gerações) da Banda Operária Torrejana, em Torres Novas, 2005. (Ver separador: Prémios)
Disponível sob consulta.

 "Aconchego", pintura a óleo sobre tela, 80 cm x 60 cm, 2004.
Disponível sob consulta.



Pintura a óleo sobre tela, 80 cm x 80 cm, 2004.
Coleção Particular.



 "Desassossegado descanso", pintura a óleo sobre tela, 60 cm x 100 cm, 2004.
Coleção Particular.



 "Não me chateies", pintura a óleo sobre tela, 2004.
Coleção Particular.



 "Auto-retrato", técnica mista de desenho (pastel seco, caneta, aguadas, sobreposição e colagens)



"Auto-retrato ao espelho", desenho a marcador sobre papel, 2004.



Os desenhos que se seguem, resultam das aulas de desenho da FBAUL, com modelos ao vivo. Estes são apenas alguns dos retratos que realizei cujos modelos foram alguns dos meus colegas; são exercícios rápidos a grafite e a caneta sobre papel, realizados entre 15 minutos e 45 minutos no máximo (2003/04).








------------------------------------------------------



A primeira vez que experimentei a técnica de pontilhismo, num desenho de retrato realizado em 2001.