Outros





Pequenos formatos, para exposições de fim de ano 2023, na galeria DaVinci e Galeria Sete, de arte acessível, bem como encomendas e experiências!



Pequeno formato (postal), ainda no âmbito da Arte Postal, do projecto Metamorfose, no Porto.


(2021) Decidi experimentar as Giclée Prints, apartir de algumas das minhas obras. Edições limitadas, numeradas e assinadas...caso haja interesse em adquirir, envio informações detalhadas por e-mail: silviamariet@gmail.com.



Foi vez de "pegar" num trabalho mais antigo e dar-lhe nova vida! A base da imagem é uma gravura  (água-forte) que realizei há uns anos, e recentemente realizei um desenho a caneta, sobreposto à gravura de elementos naturalistas, da figura humana que se apresenta! Fiquei bastante satisfeita com o resultado!





Mais alguns pequenos formatos e outras experiências em diferentes suportes, que realizei em 2020, para exposições de pequenos formatos, na Galeria DaVinci, no Porto, e na a Galeria Sete, em Coimbra.
 

 





A minha primeira experiência de pintura mural, num espaço público, numa rotunda, da saída de Tomar (N110), referente à própria cidade: suas tradições, beleza arquitectónica e até lendas. Surgem no mural Gualdim Pais (fundador de Tomar), a lenda de Santa Iria, o desfile da Festa dos Tabuleiros, detalhe da Janela do Capítulo, entre outras referências a belos monumentos da cidade. A nível da pintura, foi fácil a adaptação às tintas e superfície, toda a envolvência do cenário de trabalho foi mais desafiante para o foco e concentração, devido às solicitações dos transeuntes e de condutores. Ainda assim o resultado foi bastante positivo.



 
Alguns pequenos formatos que realizei durante o ano de 2019, para exposições de pequenos formatos, na galeria DaVinci no Porto e na galeria Sete em Coimbra.






A minha pequena participação na grande Festa dos Tabuleiros de Tomar, em 2019. Eram manequins de loja comuns, pintei-lhes os rostos e  mãos, apliquei cabelos, barba (o mais desafiante) e realizei as coroas. Representaram o Rei Dom Dinis e a Rainha D.Isabel, na Lenda das Rosas, tema de uma das ruas decoradas de Tomar.



Um trabalho um pouco diferente que realizei para a exposição colectiva "A Dream within a Dream" na Penumbra Gallery. A tela no centro é trabalhada a óleo e a moldura de madeira apresenta desenhos a grafite e pirogravura. Título da obra: "Dreaming of a Beautiful Death", 2019.






Pequenos formatos que realizei para mais uma exposição de "Arte Postal" da Galeria Metamorfose. Acrílico e óleo sobre papel, 2018.




A experimentar outros suportes, óleo sobre paletas de madeira, 2018.




A pedido de um amigo, pintura com tintas de esmalte na tampa do pneu sobresselente desta vespa!!!





Alguns desenhos a esferográfica em pequeno formato (10 cm x 15 cm) que realizei para a exposição "Arte em Postal" da Galeria Metamorfose, no Porto, no final de 2014.



Pintura decorativa sobre parede, 2013. Os residentes da moradia foram os modelos e para pintar o bébé guiei-me por uma das excelentes fotografias de Anne Gueddes.

 


 Pinturas de encomenda particular, óleo sobre tela, 2013.



Realizei as pinturas acima nas duas faces de uma bilha (2012). É a minha bilha para o Projeto de Arte "A Bilha" organizado pelo artista Carl Godinho. Para saber mais sobre o projeto ver em http://abilha-projectodearte.drealentejo.pt



Duas "T-shirts" por mim personalizadas, desenhadas diretamente sobre o tecido (2010-2012).


---------------------------------------------------------------

Pinturas decorativas sobre paredes de interior, realizadas em 2009 e 2010:





--------------------------------------------

                      
As minhas experiências em ilustração científica aquando do "II Curso de Ilustração da Vida Marinha, Desenho Cientifico e Ilustração no Oceano", ministrado por Pedro Salgado, no Oceanário de Lisboa, em 2007. Vertente da ilustração que considerei muito trabalhosa e que exige vastos conhecimentos de biologia, foi uma experiência enriquecedora, mas confesso que não voltei a repetir desde então!




Na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa aprendi técnicas de gravura artística, aqui estão alguns dos trabalhos resultantes de 3 anos de formação (entre 2002 e 2006):

 Serigrafia e litografia


 
 Litografia


Água-forte




Ponta-seca




 Xilogravura


Linogravura




Entre 2000 e 2001 realizei algumas ilustrações para o boletim informativo da Pegop (Central Termoeléctrica do Pego) para diferentes artigos referentes a temas sobre a Central, de Natal,  nutrição, etc.








Grande parte da minha adolescência foi dedicada ao desenho, mais concretamente, desenho de personagens femininas com elaboradas e complexas roupagens, em que as imaginava vestidas muitas vezes com materiais pouco comuns ou que limitavam os movimentos. Era algo que a maioria das vezes não saia do papel, até que surgiu a oportunidade, de materializar algumas dessas ideias, para um desfile, em contexto escolar. O resultado segue abaixo...alguns detalhes acabaram por não ser percetíveis por fotografia, como o top transparente, ou alguns ornamentos...