Figura

A figura, o corpo, a carne, a forma humana natural, desprovida de vestes e adereços, numa tentativa de expor mais do que a aparência em si. Encaro o corpo como tendo uma linguagem própria, e o externo revela o que acontece no mundo interno. Apesar da representação daquilo que se vê a olho nú: a pele, um rosto, cabelos, uma posição especifica das mãos, braços, pés, toda uma gestualidade corporal, ou ausência dela, o objetivo é alcançar um conhecimento, ou mais concretamente, uma sabedoria acerca do que anima aqueles corpos...de que forma emoções, pensamentos, processos psíquicos se manifestam naquela exterioridade. 



Cenas de atelier, pinturas em desenvolvimento, 2023...


"Maternal", óleo sobre madeira, 61 cm x 40 cm, 2022

"O lado terno da maternidade, um momento um pouco mais doce entre mãe e filho, com uma espécie de energia que os conecta representada pelos efeitos de cores ao fundo e dando tons quentes aos corpos. Ele, o bebê toma protagonismo, nos braços da mãe, vira o foco."



"O Ilusionista", óleo sobre tela, 90 cm x 60 cm, 2021

"O conceito sobre o outro baseado na visão de si mesmo, muitas vezes distante da realidade do outro. A idealização ocupa aqui um papel de destaque, e dará lugar à ilusão, aquela pessoa que se pensava existir, só existe na mente de quem a "criou", e na realidade, com o conhecimento que se adquire, descobre-se outra. A ilusão surge como uma distorção da perceção ou compreensão."




"Acerca da maternidade! Como vem sido recorrente na pintura que venho desenvolvido, a experiência pessoal influencia a criação. A experiência com a gravidez e maternidade surge refletida nas obras apresentadas. Os questionamentos que surgem na gravidez, acerca da origem e finitude da vida, o poder de gerar um novo ser e em que posição coloca a mãe no processo da vida, o seu valor como mulher ...e o pós-parto, o desafio da maternidade, o pretendido é expor o lado menos romântico desta experiência e ainda assim considerá-la bela e uma oportunidade de crescimento. Algumas destas obras apresentam elementos incomuns, como membros repetidos, sobreposições e transparências de partes dos corpos, com a finalidade  de reforçar o sentido da mensagem, no que diz respeito ao papel que as mães assumem no desenvolvimento dos filhos, como têm que dar tudo de si, estar sempre disponíveis, assumir muitos papeis, mesmo que isso as leve à exaustão..."




A figura humana é representação recorrente na minha pintura; acima surgem apenas alguns excertos de algumas obras que realizei em 2019 e 2020, onde estão precisamente representados alguns corpos nús. Ao pintar corpos desprovidos de vestes, para já, pretendo que não se possam identificar no tempo. O próprio corpo é visto aqui como a própria veste...Corpos que se atravessam, membros que se multiplicam... o profano e o sagrado... 
 


Confesso que já fazia um tempo que não pintava com modelo nú, ao vivo; estas duas pequenas pinturas (esboços) resultaram de duas sessões de pintura realizadas no Atelier de Arte Realista do Porto, cerca de 3 horas cada, em 2019. Coleção particular.



Pintura realizada em 2014, inicialmente trabalhada a partir de modelo ao vivo (cerca de 9 sessões), para terminar recorri a fotografia, o que me permitiu a realização de pequenos pormenores.

"Surge uma jovem sentada, como que num casulo, apresentando uma expressão corporal e facial de serenidade, existe um ligeiro movimento de pernas, com o intuito de transmitir uma sensação de conforto. O olhar é distante e por detrás surge a repetição de sua própria imagem em transparência remetendo para todo um processo mental, de estrutura de pensamentos e memória. Sendo o Outono considerado um ciclo de reflexão e recolhimento, eventualmente surgiu durante o processo esta associação, reforçada também pela aplicação na pintura dos tons terras que caracterizam visualmente esta estação do ano."




Desenho realizado com lápis "Conté" sobre papel, resultado de uma encomenda.
Cerca de 100 cm x 70 cm, 2012.
Coleção particular.



"Fuga", acrílico e óleo sobre tela, 100 cm x 90 cm, 2013. Coleção particular.

"Toda uma atmosfera claustrofóbica surge, mas uma luz aparece em cima daqueles seres humanos, será uma saída? Dentro de um ambiente hostil, a fuga aparece como a solução mais apetecível, como se de alguma forma houvesse outro lugar ou estado melhor."





"Desperta...", acrílico e óleo sobre tela, 100 cm x 81 cm, 2013. Disponível sob consulta.

"O “jogo” entre a mente  consciente e a mente inconsciente, porque às vezes parece que não vemos o que está “diante dos nossos olhos”."





"Regresso às Origens", pintura a acrílico e óleo sobre tela, 2011. Disponível sob consulta.

"O corpo encolhe-se, recolhe-se em posição fetal, sugere o ventre materno, como que se refugiando, procurando um sentido de proteção, de conforto. Sugere um movimento do externo para o interno."

 



"Beleza Sã", pintura a óleo sobre tela, 2010. Obra doada à Associação "Amigas do Peito" em 2011, com exposição coletiva no Hospital de Santa Maria, Lisboa.
Coleção particular.




Novamente aqui surgem trabalhos realizados na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, pinturas e desenhos, das aulas de Modelo Nú e de Desenho, todos estes trabalhos foram realizados ao vivo, entre 2002 e 2004. Os desenhos são estudos realizados em poucos minutos, pelo contrário, as quatro pinturas foram repartidas por várias sessões ao longo de todo o ano lectivo.

Pintura a óleo sobre tela, 60 cm x 100 cm, 2004.
Disponível sob consulta.


Pintura a óleo sobre tela, 100 cm x 60 cm, 2004.
Disponível sob consulta.


Pintura a óleo sobre tela, 100 cm x 60 cm, 2003.
Disponível sob consulta.


Pintura a óleo sobre tela, 100 cm x 60 cm, 2003.
Disponível sob consulta.


Desenho rápido a lápis conté, sobre papel.


Desenho rápido a grafite, sobre papel.


Desenho rápido a lápis conté, sobre papel.


Desenho a lápis grafite, sobre papel.


Desenho a carvão, sobre papel.


Desenho a grafite e lápis conté, sobre papel.
Coleção particular.