Prémios











Um prémio muito especial, em 2014, que na altura não tive a oportunidade de usufruir, um workshop na Barcelona Academy of Art, mas que neste ano (2018) realizei!



Foi uma excelente surpresa saber que foi atribuído à minha obra o 1º Prémio da 1ª Edição do "Prémio Mário Silva" em 2012, organizado pela AAAGP, com exposição no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Nesta foto recebo o prémio diretamente do artista Mário Silva e da Presidente da AAAGP-PT, a artista Conceição Ruivo. A obra premiada é a que se encontra mais ou menos ao centro da foto, de título "O resgate", técnica: óleo sobre tela e dimensões: 70 cm x 50 cm, obra realizada em 2012. (ver separador "surreal")




Menção honrosa no Salão de Desenho da Invent´Arte, em Odivelas. Desenho a esferográfica (2012).



 

1º Prémio no Concurso de Pintura "60 anos do campo militar de Santa Margarida" organizado pela BrigMec, em Santa Margarida (2012). Para a realização desta pintura recorri a fotos que tirei numa das visitas que fiz ao campo militar de Santa Magarida. Sendo assim criei uma composição com os elementos que pareceram mais importantes, mais representativos e simbólicos do campo, mas este é apenas um olhar de quem está de fora! Escolhi a igreja matriz, o padroeiro D. Nuno Álvares Pereira, a Santa Margarida, um militar e as rodas de um tanque representando o armamento, bem como outros símbolos. O tom "sépia-acinzentado" e alguns efeitos plásticos serve da alusão ao passado, como se de uma foto antiga se tratasse.




 3º Prémio, na 3ª Edição do Concurso de Pintura Rápida ao Vivo "Pintar Pavia", realizado no dia 24 de Março de 2012, na aldeia de Pavia, concelho de Mora.




"Ausência" (panejamentos e cadeira pintados ao vivo na FBAUL, no âmbito da disciplina de "Pintura de Modelos"), óleo sobre tela, 70 cm x 50 cm, 2003. Em 2012 foi-lhe atribuida uma Medalha de Prata no "1º Salão Ibérico de Pintura", organizado pela Associação "Galeria Aberta", com exposição na Galeria Municipal de S. Brás de Alportel.




Menção honrosa resultante do concurso de pintura ao vivo "Gincana d'Artes Plásticas", subordinada ao tema "A aldeia de S. Brás", no dia 7 de Maio, em São Brás do Regedouro, concelho de Évora (2011). Pintei o antigo Posto Médico da aldeia.




"Escultor do tempo", óleo sobre tela, 150 cm x 100 cm, 2005. Com esta tela recebi o Prémio de Artes Plásticas/Decorativas, na categoria de Retrato, do "Concurso Nacional de Artes Artesanais 2011", organizado pela "Revista Bricolage e Decoração", da "Editorial Nascimento", Loures.





Em 2011 participei novamente no Concurso de Pintura organizado pelo Quartel de Beja, o “IV Encontro de Pintura” do Regimento de Infantaria Nº3 , no dia 16 de Abril de 2011. Neste concurso o tema foi livre, mas ainda assim optei por pintar algo relacionado com os militares. Guiando-me por fotografias relacionadas com o tema, realizei a minha pintura, mas como exigia o regulamento a obra foi toda pintada no local e no tempo estipulado.





1º Prémio de Pintura do "1º Encontro de Pintura de Outono", subordinado ao tema "A Criança e a Biodiversidade", realizado no dia 27 de Novembro de 2010, em Pombal. Neste concurso não era obrigatório pintar à vista, mas era exigido que se pintasse na localidade de Pombal, dentro do tempo estipulado, e segundo o tema.



 Esta obra foi o resultado da minha participação do Concurso de Pintura (ao vivo) "Pintar a Praia de Mira", em que pintei uma das vistas para a lagoa da zona, durante a manhã e tarde do dia 7 de Agosto de 2010. No final do ano, em dezembro, após exposição e votação do público, foi-lhe atribuído o 1º Prémio.



"Calma", acrílico e óleo sobre tela, 50 cm x 50 cm. Menção honrosa, resultante do dia de pintura ao ar livre, à beira Tejo, integrado na festa ProTejo, em Vila Nova da Barquinha (2010).



"III Certamen de pintura rápida Valle del Ambroz (Cáceres)", realizado dia 3 de Julho de 2010 em Hervás, Espanha. O tema do concurso foi o "Barrio Judío de Hervás", uma zona especifica dentro de Hervás.
Recebi  um 3º Prémio com a segunda obra na foto (obra mais pequena), que representa a entrada principal para esse mesmo "Barrio Judío" onde surge uma escadaria ladeada por casas antigas.



Obra (pequena tela na foto) premiada com a 2º classificação, na 2ª Edição do Concurso de Pintura Rápida (ao vivo) "Pintar Pavia", realizado dia 5 de Junho de 2010, na aldeia de Pavia, concelho de Mora. Tal como indica o tema os artistas participantes apenas podiam pintar na zona da freguesia de Pavia: edifícios, casas, monumentos, recantos, etc.



Em 2010 recebi o 3º Prémio no III Concurso de Pintura Rápida (ao vivo), com o desenho a grafite e aguarela (na foto) organizado pelo Regimento de Infantaria nº3, no Quartel de Beja. Foi o primeiro concurso de pintura/desenho ao vivo em que participei!



"A queda", óleo sobre tela, 50 cm x 100 cm, 2004. Em 2007 foi atribuído o 5º Prémio à obra acima apresentada, no Concurso de Pintura, de tema "Xadrez", da Sociedade Recreativa Olhanense, em Olhão.


 
"Ira dissimulada" (auto-retrato), 100 cm x 60 cm, 2004/05. Em 2005 foi atribuído a esta obra o 2º Prémio no Concurso de Pintura da Banda Operária Torrejana, de  tema "Gerações", em Torres Novas. 


Comentários